Pensão Alimentícia sobre a 2ª parcela do 13º Salário na Folha QuartaRH

Para calcular a Pensão sobre a 2ª parcela do 13º, proceda da seguinte forma:

1) Acesse o menu ‘Tabelas | Eventos’ e verifique qual o próximo evento livre para descontos (verifique antes se você já utiliza um evento com esta finalidade para não ter eventos repetidos em sua tabela);

2) Clique no botão ‘Novo’ e insira esta numeração. Nomeie o evento da forma que achar mais conveniente, como por exemplo ‘Pensão 13 Salário’. Este será um evento do ‘Tipo 1 – Valor’ e não terá tributações;

3) Ao final desta tela, clique no botão ‘Opções’ e percorra a lista, usando a barra de rolagem, até encontrar onde está descrito ‘Pensão alimentícia para 13º Salário’. Acrescente na coluna da direita nesta linha (basta digitar) o evento de ‘Pensão sobre 13º’ que acaba de criar, como ilustra a figura (no exemplo, utilizamos o código 257 como nosso evento de Pensão sobre 13º):

4) Clique em OK e em seguida em Gravar;

5) Acesse o menu ‘Funcionários | Lançamentos Individuais’ e lance o evento criado com o valor de pensão a ser descontado no 13º do funcionário;

6) Acesse o menu ‘Exibir | Ir para | Seleção’ e escolha quem deve participar do cálculo de 2ª parcela de 13º (por exemplo Todos ou Empresa Corrente);

7) Acesse o menu ‘Cálculos | 2ª Parcela do 13º’, marque a opção ‘Utilizar lista de eventos’ e em seguida clique no botão ‘Lista de Eventos’:

e mande para a direita somente o evento que você criou para ‘Pensão sobre 13º’ (no caso do nosso exemplo, o evento 257). Atenção: somente este evento deve estar na coluna da direita:

8 ) Clique em OK e em seguida em ‘Iniciar’;

9) Clique no menu Relatórios e emita todos os relatórios necessários para a 2ª parcela (folha de pagamento, recibo de pagamento, GPS, DARF, arquivo bancário, integração contábil, etc; exceto o SEFIP). Sugerimos que estes relatórios sejam salvos em pdf antes da gravação do cálculo.

10) Acesse novamente o menu ‘Cálculos | 2ª parcela 13º’ marque as mesmas opções citadas nos itens anteriores e desta vez marque também a opção ‘Cálculo Definitivo’ para que o sistema grave estas informações na tela de ‘Ficha Financeira’ na guia ’13º Salário e Provisões’ no campo ‘2ª Parcela’, conforme ilustra a figura abaixo.

Note que o sistema já faz um backup de forma automática. Saiba mais sobre este backup clicando aqui.

11) Finalizada a gravação do cálculo definitivo, exclua o evento de ‘Pensão sobre 13º’ da tela de ‘Lançamentos’ dos funcionários para que este evento não faça parte do cálculo da folha mensal.

OBS: Para conferir onde o sistema guarda a informação de ‘Pensão sobre 13º’, confira a tela ‘Ficha Financeira | IR Férias e 13º’ na coluna ‘Pensão Judicial’, na última linha desta guia:

Consulte também os outros tópicos de 13º salário postados neste Blog.

Postado por Joana Gaspar.


Leave a Reply