Portaria 1510 – Ponto Eletrônico

Caro leitor,

Temos acompanhado junto com vocês a grande bagunça que se tornou esta nova Portaria proposta pelo atual ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi.

Vimos a Portaria ser adiada por mais de duas vezes, devido à grande insatisfação que ela causou entre as empresas e sindicatos. Nem tampouco os trabalhadores conseguiram enxergar a vantagem dessas novas obrigações, que, segundo a Portaria, viriam para beneficiá-los.

Vimos empresas de desenvolvimento de softwares e fabricantes de relógios correndo para se adequar às exigências (nada simples) da nova Portaria, que, além de tudo, deu um prazo inicial relativamente curto para que essas modificações entrassem em vigor. Aqui na nossa empresa, por exemplo, acabamos atrasando vários outros projetos importantes por que tivemos que parar por semanas e semanas, dedicando parte de nossa equipe somente para a adequação a esta Portaria. Passamos por dificuldades em encontrar respostas para dúvidas de desenvolvimento, clientes pressionando (com razão) o lançamento dessa nova versão… não foi fácil.

Contudo, segundo as pesquisas que temos acompanhado, a maioria esmagadora das empresas que se enquadram na utilização do novo sistema de Ponto segundo a Portaria 1510 ainda não adquiriu os novos relógios (ou REPs) em função do alto custo que isso envolve.

Mas agora, depois de investimentos pesados dos fabricantes em novos relógios, dos investimentos do setor de TI para o desenvolvimento de softwares adequados e levando em consideração a pequena parcela de empresas que se adequaram, nos vemos em um impasse: e a Portaria? Sai ou não sai?

Essa semana, respondi a uma enquete feita por uma das blogueiras do Blog Relógio de Ponto que está atuando em favor da extinção da Portaria 1510. Entre outras perguntas, ela quis saber qual era a nossa opinião com relação à tal Portaria.

E agora somos nós que queremos saber de você: Qual é a SUA opinião? Você é a favor ou contra a Portaria 1510? Deixe aqui seu comentário, sua indignação, sua crítica, sua sugestão, seu elogio ou o que for a respeito do tema. Queremos saber o que você pensa!

Abraços,
Joana Gaspar
Equipe QuartaRH


Leave a Reply