Se as máquinas que operam os sistemas QuartaRH, e que utilizam o antivírus Kaspersky, apresentarem o erro 3049, por gentileza, proceda da seguinte forma:
- Procure o arquivo System.mdb (com zero bytes de tamanho) na Área de Trabalho, ou na pasta C:\Quarta (ou pesquise em todo computador se não encontra-lo em um desses dois locais) e exclua-o;
- Desabilite o componente Inspetor do Sistema (ou System Watcher) do antivírus Kaspersky:
– Clique com o botão direito do mouse no ícone do Kaspersky que fica ao lado do relógio do Windows;
– Clique na opção Configurações (ou Settings), selecione Proteção > Central de Proteção > Inspetor do Sistema (ou System Watcher);
– Desmarque a opção Ativar o Inspetor do Sistema (ou Ativar o System Watcher).
- Acesse o sistema QuartaRH para confirmar se o problema foi solucionado.
Esse componente do antivírus Kaspersky, Inspetor do Sistema (ou System Watcher), deve ficar desabilitado enquanto a empresa desenvolvedora do antivírus não liberar uma atualização que corrija esse erro.
Agradecemos as dicas encontradas nos sites:
- Blog NeXT Softwares – Thiago França: http://blog.nextsoftware.com.br/2014/04/erro-microsoft-jet-com-antivirus.html
- KASPERSKY Lab Forum – Ivan Sazhin (post #83): http://forum.kaspersky.com/index.php?showtopic=292998&st=80&p=2218478&#entry2218478
- Fórum MSDN: http://social.msdn.microsoft.com/Forums/office/en-US/169c6873-a610-4e65-ac08-8b7de86659b7