Backup do 13º (feito de forma automática pelo sistema de Folha QuartaRH) 2

Antes de dar o cálculo definitivo do 13º (tanto da 1ª quanto da 2ª parcela) não será necessário realizar um backup através do menu ‘Ferramentas’ do sistema pois ao dar o cálculo definitivo do 13º o próprio sistema já faz esse backup de forma automática.

Após ter simulado o cálculo do 13º, emitido e conferido todos os relatórios (folha de 13º, recibo de pagamento, arquivos bancários e, no caso da 2ª parcela, GPS e DARF) é hora de dar o cálculo definitivo para que o sistema guarde as informações de 13º na ficha financeira.

Ao acessar o menu ‘Cálculos | 1ª Parcela do 13º Salário’ ou ‘Cálculos | 2ª Parcela do 13º Salário’ , você verá na tela a opção “Cálculo Definitivo”, que só convém ser selecionada após feitos todos os processos citados acima. Veja:

Ao clicar na opção cálculo definitivo, o sistema habilitará os próximos campos. Note que o campo ‘Salvar o banco de dados atual com o nome’ já trará seu banco de dados renomeado com ‘-2010.13.1′ no caso da primeira parcela e ‘-2010.13.2′ no caso da segunda parcela.

Os demais campos ‘Compactar as tabelas do BD‘ e ‘Não incluir as fotos‘ auxiliam a diminuir o tamanho do seu backup.

Note que esta é uma cópia criada imediatamente antes do cálculo definitivo, o que significa que dentro do backup da primeira parcela de 13º não haverá valores de 13º na ficha financeira e que dentro do backup da segunda parcela, haverá apenas valores da primeira parcela na ficha financeira.

Estes backups servem para que você consiga recalcular e reemitir relatórios de 13º quantas vezes precisar, portanto o cálculo definitivo não deve ser dado nesses backups.

Para os backups de 13º, basta acessar o menu “Arquivo | Abrir” e em seguida acessar a pasta  ‘História | 2010’. Para voltar ao seu banco de dados atual, basta acessar o menu “Arquivos | Recentes”  e escolher o banco de dados em questão.

O backup de 13º é salvo sempre utilizando no nome do seu banco de dados, portanto aqueles que têm mais de uma empresa cadastrada em ‘Tabelas | Empresas’, têm duas alternativas no momento do cálculo definitivo:

1) Dar o cálculo definitivo para todas as empresas de uma só vez, acessando o menu ‘Exibir | Ir para | Seleção | Todos’;

2) Para cada empresa que for dar o cálculo definitivo, renomeie o backup. Por exemplo: supondo que o nome da empresa a ser gravada seja ‘Agito’, então renomeie o nome do backup para ‘Agito-2010.13.1’ ou ‘Agito-2010.13.2‘ (dependendo do cálculo que está sendo gravado).

Postado por Joana Gaspar.


2 thoughts on “Backup do 13º (feito de forma automática pelo sistema de Folha QuartaRH)

  1. Reply maria da penha nov 22,2012 16:12

    gostei muito dos topicos ajudaram a clariar a mente mas tenho uma duvida que se possivel me falasse. tenho uma empresa que pediu que eu faça os recibos do 13 salario em uma unica parcela para o pagamento dia 20/12 a lei ampara ou o correto mesmo é faze-lo em duas parcelas?

  2. Reply Rose Cristine nov 23,2012 12:57

    Olá Maria.

    Obrigada pela visita. Fico feliz em saber que este tópico foi útil.

    De acordo com a legislação, o 13º salário deve ser pago em 2 parcelas, sendo:

    * 1ª Parcela: de fevereiro até 30 de novembro;

    * 2ª parcela: até 20 de dezembro ou por ocasião da rescisão do contrato de trabalho.

    Sugiro que você consulte os links abaixo para obter mais detalhes sobre este assunto:

    – MTE | Notícias: Empregadores têm até quarta (30 de novembro) para fazer pagamento da 1ª parcela do 13º salário;

    – Internet, pesquisando, por exemplo, o assunto: 13º salário parcela única.

    Atenciosamente,

    Rose Cristine
    Equipe QuartaRH

Leave a Reply