Ponto Eletrônico: alterações no nosso sistema em função da Portaria 1.510/2009

Seguem algumas das alterações que estarão disponíveis na nova versão do Ponto Eletrônico:

  • Arquivo: Importação: Agora a rotina de importação não gera mais ocorrências (Faltas, Férias, Afastamentos, Falta Marcação). Essas ocorrências são geradas apenas na rotina de Cálculo, feito através do menu ‘Espelhos | Calcular utilizando a seleção’. A importação pode ser feita tanto dos relógios que já estão de acordo com a nova Portaria quanto dos relógios anteriores à Portaria.
  • Tabelas: Horários: Mudamos o conceito para cadastrar horários sem intervalo. Antes, o início da jornada deveria ser cadastrado no campo Entrada1 e o fim da jornada no campo Saida2, mesmo que não houvesse intervalo. Agora o usuário deve cadastrar sempre a dupla Entrada/Saída de um mesmo período. Então, se o horário só tem 1 período (5 horas de expediente sem intervalo, por exemplo), o usuário só deve informar os campos Entrada1 e Saida1.
  • Tabelas: Ocorrências: Foram adicionadas novas ocorrências a esta tabela. Os resultados do cálculo (Horas Normais, Horas Extras, Atrasos, etc.), assim como feriados, dias compensados e dias de compensação, agora são armazenados também em ocorrências.
  • Tabelas: Perfis de configuração: Horas Extras: Criamos um novo campo para indicar o percentual da faixa de Horas Extras, porque é uma informação necessária para a criação do novo arquivo fiscal ACJEF.
  • Tabelas: REPs: Possibilita o cadastramento de todos os relógios (REP – Registrador Eletrônico de Ponto) usados pela empresa. Para importar um AFD (Arquivo Fonte de Dados; arquivo texto que vem do relógio, com as marcações dos funcionários) é necessário anteriormente ter o REP cadastrado nessa tabela, com o seu devido ‘Número de Fabricação’. Segundo a Portaria 1510, cada REP deve estar vinculado a um único CNPJ.
  • Tabelas: Motivos: Criamos uma nova Tabela de Motivos, que permite o cadastramento de textos de justificativa, que devem ser informados obrigatoriamente no caso de marcações desconsideradas ou incluídas.
  • Funcionários: Manutenção das Marcações e Ocorrências da Jornada: As marcações não podem mais ser editadas diretamente na grade do Espelho, como nas versões anteriores, mas, através dessa tela é possível fazer correções no Espelho, como alterar a posição ou a data da jornada de uma marcação, ou incluir uma marcação que esteja faltando (é necessário informar um motivo), ou desconsiderar uma marcação que esteja incorreta (não é possível excluir uma marcação vinda do relógio, apenas marca-la como desconsiderada; nesse caso também é necessário informar um motivo). É também através dessa tela que será feita a manutenção das ocorrências de determinado dia.
  • Funcionários: Marcações: Aqui é possível visualizar todas as marcações, e seus atributos, que compõem o espelho do funcionário corrente.
  • Funcionários: Ocorrências: Como a tela de Marcações, possibilita a visualização de todas as ocorrências, e seus atributos, registradas em determinada competência.
  • Espelhos: Calcular: Antes o sistema levava em consideração apenas as horas normais para calcular as horas noturnas, mas agora leva em consideração também as horas extras, porque essa separação deve constar no arquivo fiscal ACJEF.
  • Relatórios: Espelho de Ponto Modelo Portaria 1510/2009: Adicionado esse novo relatório, que é  um dos documentos que será solicitado no caso de fiscalização. Os espelhos que já eram emitidos anteriormente não precisam ser substituídos por esse novo relatório.
  • Relatórios: Crachás: Agora o código de barra dos crachás usará o número do PIS, porque essa é a identificação usada nos REPs.
  • Ferramentas: Opções: Relógio: Adicionado um novo layout de relógio, ‘Arquivo-Fonte de Dados (AFD)’, que será utilizado pelas empresas que já utilizam algum REP (Registrador Eletrônico de Ponto). Os demais layouts continuarão disponíveis, portanto, o sistema continuará importando informações dos relógios que ainda não estão de acordo com a nova Portaria.
  • Ferramentas: Exportar: Arquivos Fiscais:
       – AFDT: Contém todas as marcações importadas do relógio (originais e desconsideradas), mais as marcações criadas automaticamente pelo sistema (pré-assinaladas, usadas quando o funcionário não bate intervalo) e as que foram incluídas pelo usuário (incluídas).
       ACJEF: Contém informações sobre o horário contratual dos funcionários, além dos seguintes totais (informados dia-a-dia, por funcionário): Horas Normais Diurnas e Horas Normais Noturnas, Horas Extras Diurnas e Horas Extras Noturnas (ambas separadas por percentual), Horas de Faltas e/ou Atrasos, Saldo de Horas a Compensar (do Banco de Horas).

Qualquer dúvida com relação ao novo sistema de Ponto Eletrônico, entre em contato conosco através do email .br ou de nossos telefones.

Assita o vídeo do novo sistema de Ponto clicando aqui.

Leave a Reply