eSocial | Qualificação Cadastral em Lote: Como gerar o arquivo no sistema QuartaRH Folha de Pagamento 3

Em 20/06/2016, foi disponibilizado no site do eSocial a Consulta de Qualificação Cadastral em Lote, que permite verificar se o Nome, a Data de Nascimento, o CPF e o PIS dos funcionários estão corretos junto aos órgãos públicos, ou seja, aptos para serem utilizados no eSocial.

Essa Qualificação Cadastral é o primeiro passo para preparar a empresa para o eSocial, portanto deve ser efetuada para todos os funcionários que futuramente participarão desse processo.

Para automatizar a consulta, acrescentamos uma função no sistema QuartaRH Folha de Pagamento para gerar o arquivo de Envio e também para a leitura do arquivo de Retorno.

Veja as instruções:

=> Como criar o arquivo e fazer o ENVIO em Lote

  1. Acesse o sistema QuartaRH Folha de Pagamento, selecione o menu Exibir |Ir para | Seleção, marque quem participará do arquivo (Exemplo: Todos) e clique em OK;
  2. Selecione o menu Funcionários | eSocial – Qualificação Cadastral | Envio, anote o caminho aonde será gravado o arquivo QualifCadastral.txt e clique em OK;
    OBS: O arquivo será gravado na pasta ‘Saida’ (Exemplo: ‘C:\Quarta\Saida’) mas é possível escolher outro destino, basta clicar no botão […].
  3. Usando um Certificado Digital válido, acesse o site do eSocial | Consulta Qualificação Cadastral em Lote:
    https://esociallote.dataprev.gov.br/

    OBS: Se ocorrer o erro “Erro geral do sistema. Contate o suporte técnico. Código do erro:…”, consulte as instruções para correção em nosso Blog: http://blog.quarta.com.br/.

  4. Confirme o Certificado, clique no botão Upload, informe o CNPJ da Empresa para identificação do Usuário, clique no botão Procurar, selecione o arquivo QualifCadastral.txt gravado pela Folha (Exemplo: ‘C:\Quarta\Saida\QualifCadastral.txt’) e clique em Enviar.

    OBS: Logo após gravar o arquivo no sistema Quarta Folha de Pagamento, faça o envio para não correr o risco de substituir o arquivo por uma nova gravação.

=> Como consultar o RETORNO do arquivo

  1. Usando um Certificado Digital válido, acesse o site do eSocial | Consulta Qualificação Cadastral em Lote:
    https://esociallote.dataprev.gov.br/
  2. Confirme o Certificado e clique no botão Download;
  3. Localize o arquivo PROCESSADO (Exemplo: D.CNS…TXT.PROCESSADO) que deseja consultar, clique no botão Download e salve em um endereço fácil de localizar (Exemplo: C:\Quarta\Saida);
  4. Acesse o sistema QuartaRH Folha de Pagamento e abra o banco de dados correspondente às informações (Empresas/Funcionários) do arquivo de retorno;
  5. Selecione o menu Funcionários | eSocial – Qualificação Cadastral | Retorno, selecione o arquivo (Exemplo: D.CNS…TXT.PROCESSADO) no endereço aonde ele foi salvo (Exemplo: C:\Quarta\Saida) e clique em Iniciar para listar o relatório de resultados.

    OBS: As divergências e orientações para correção apontadas nesse relatório foram copiadas do layout publicado pelo eSocial. Clique aqui para visualizar esse layout.

    Os funcionários que estiverem com informações divergentes deverão ser orientados para providenciarem a correção o mais breve possível e após a regularização, faça uma nova consulta de Qualificação dos respectivos cadastros.

    A resposta à consulta será processada pelo eSocial em até 48 horas após o envio e ficará disponível para consulta por 30 dias.

A documentação e outras informações referentes ao eSocial poderão ser consultadas em nosso site de Suporte, no menu eSocial:
http://suporte.quarta.com.br/.

3 thoughts on “eSocial | Qualificação Cadastral em Lote: Como gerar o arquivo no sistema QuartaRH Folha de Pagamento

  1. Reply CLARETE abr 23,2018 16:36

    Erro ao acessar arquivo ‘Z:\fls\INTEGRAR\ESOCIAL\CQC_20180423162942.txt’.

  2. Reply Rose Cristine abr 23,2018 17:20

    Olá Clarete.

    Aparentemente a Unidade Z:\ não estava acessível no momento em que você foi selecionar o arquivo e/ou o arquivo estava fora do padrão do layout estabelecido pelo governo: http://suporte.quarta.com.br/LayOuts/eSocial/Documentacao_Leiaute_qualificacao.pdf.

    Então, sugiro que você confirme essas informações e repita o processo.

    Se você usa o sistema QuartaRH Folha de Pagamento, conte com o nosso suporte por telefone para gerarmos o arquivo através do menu Funcionários | eSocial | Qualificação Cadastral – Envio.

    Agradecemos por visitar o blog da QuartaRH.

    Bom trabalho.

    Abraços,
    Equipe QuartaRH

  3. Reply Olinda Barros set 12,2018 7:57

    Erro ao acessar arquivo ‘U:\QUALIFICAÇAO LOTE\1135\D.QC.1135.28430811000141.11092018.142025.txt’.
    e tentei gerar outro arquivo no icone do meu sistema Contimatic mas, ele não deixa, enquanto não retornar.

Leave a Reply