O sistema calculará o 13º salário integral para os funcionários afastados por motivo de “Acidente do Trabalho” até para aqueles que estão afastados a mais de um ano por que as tributações sobre o 13º são devidas de forma integral pela empresa.
Nesse caso, deve ser informado manualmente o desconto do valor pago pela Previdência Social, assim a empresa pagará somente eventuais diferenças e também poderá efetuar o recolhimento do FGTS (sobre o valor total).
Veja a seguir como proceder no sistema com relação a estes casos.
Para criar o evento de desconto, proceda da seguinte forma:
1) Acesse o menu “Tabelas | Eventos”;
2) Verifique qual a última numeração livre para desconto;
3) Clique no botão ‘Novo’ e insira esta numeração;
4) Dê ao evento o título que achar mais conveniente (ex: 13º Pago Previdência);
5) O evento será do ‘Tipo 1 – Valor’ e não tributará para nada;
6) Clique em ‘Gravar’.
Para lançar o evento para o funcionário que esteve ou está afastado por ‘Acidente de Trabalho’, proceda da seguinte forma:
1) Acesse o menu ‘Funcionários | Lançamentos Individuais’;
2) Lance o evento que acabou de criar na última linha desta tela, inserindo manualmente na coluna ‘Descontos’ o valor de 13º que é devido à Previdência.
Na hora de calcular o 13º para todos, proceda da seguinte forma:
1) Acesse o menu ‘Cálculos | 2ª Parcela do 13º Salário…’
2) Escolha as opções desta tela de acordo com as particularidades da empresa que está sendo calculada;
3) Nesta mesma tela clique na opção ‘Utilizar lista de eventos’ e em seguida clique no botão ‘Lista de Eventos’;
4) Na sub-tela que se abre, selecione para a coluna da direita somente o evento de desconto de 13º criado por você (se tiver qualquer outro evento selecionado nesta coluna da direita, jogue-o de volta para a coluna da esquerda);
5) Clique em iniciar;
6) Emita todos os relatórios necessários (folha de pagamento de 13º, recibo de pagamento, arquivo bancário) lembrando-se sempre de conferir os resultados;
7) Acesse o menu ‘Cálculos | 1ª Parcela do 13º Salário…’ e selecione as mesmas opções selecionadas no momento do cálculo, inclusive a opção ‘Utilizar lista de eventos” e clique na opção ‘Cálculo Definitivo’ para que o sistema grave o cálculo efetuado, lançando os valores da 1ª parcela do 13º na tela Ficha Financeira na guia ’13º Salário e Provisões’.
Desta forma, o sistema calculará as tributações sobre o valor cheio de 13º, mas pagará na folha de 13º somente o que é devido à empresa.
Atenção!: Sugerimos que você se informe junto à Previdência para ter certeza se este desconto deve ser feito no cálculo da 1ª parcela ou da 2ª parcela, ou proporcionalmente nos dois cálculos.
Caso queira fazer esse desconto somente na 2ª parcela, basta fazer este mesmo processo demonstrado acima, mas onde lê-se ‘1ª Parcela do 13º Salário’, leia ‘2ª Parcela do 13º Salário’.
Postado por Joana Gaspar