EFD-Social (antigos EFD-Folha ou Folha Digital) 5

Por esses dias, um de nossos clientes nos perguntou se tínhamos notícias a respeito da Folha digital. Me dei conta de que eu não tinha informações suficientes para passar ao meu cliente e senti a necessidade de pesquisar o assunto mais a fundo para ficar mais por dentro da situação. E desta pesquisa nasceu este post.

De acordo com tudo que li, a intenção era que esse sistema, que já levou alguns títulos, como e-FOPAG, folha digital, EFD-Folha e que, até a última pesquisa estava com o nome de EFD-Social, fosse colocado em prática no início do ano de 2011. No entanto, este prazo foi adiado para o início de 2012. Ao que tudo indica, ainda estão havendo discussões com relação ao layout que será utilizado.

O objetivo principal do EFD-Social é a unificação das informações da Receita Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério do Trabalho, entre outros. Com a criação desta ferramenta as alterações mais importantes serão:

– Criação da Folha digital, eliminando a obrigatoriedade da impressão da Folha de Pagamento;

– Eliminação dos arquivos de MANAD e IN86;

– Transmissão única das informações para CAGED, RAIS, DIRF, GRRF, MANAD, GFIP entre outros;

– Criação do Cadastro Único de trabalhadores.

(Clique no nome para obter mais informações sobre cada um dos diferentes temas citados acima).

O EFD-Social fará parte do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) que trata-se de um sistema eletrônico de cruzamento de informações, desenvolvido em conjunto pelas esferas estadual, municipal e federal.

Hoje o SPED existe para as áreas contábil, fiscal , PIS e Cofins, NF-e, entre outros. Se o processo do EFD-Social for parecido com os citados anteriormente, então imaginamos que vai funcionar mais ou menos assim: um sistema de Folha de Pagamento gerará as informações que serão exportadas para um arquivo online do governo e este sistema online irá analisar estas informações e gerar resultados.

Ao que parece, todas as empresas  deverão participar deste processo: as de lucro real, lucro presumido, optantes pelo SIMPLES e até os MEI (Microempreendedores Individuais).

Assim que tivermos mais informações a respeito, compartilharemos com vocês.

Agradecemos ao cliente Klenio do Rio Grande do Norte por ter levantado esta dúvida, que acabou originando este post.

Até a próxima!

Postado por Joana Gaspar


5 thoughts on “EFD-Social (antigos EFD-Folha ou Folha Digital)

  1. Reply Diely da Silva Maia jun 15,2011 11:12

    olá Joana, gostaria de saber se você possui algum artigo ou material mais consistente à respeito desse tema, para desenvolvimento de um fichamento.
    Desde já agradeço!

  2. Reply Joana jun 15,2011 16:27

    Olá, Diely.

    Ainda não se encontra muita informação a respeito deste tema. Tudo que encontramos em nossa pesquisa está postado aqui. Mas manteremos o blog atualizado a respeito das novidades com relação a este assunto, assim que elas forem surgindo. Obrigada por nos consultar!

    Até breve,
    Joana Gaspar

  3. Reply elias de souza silva ago 19,2011 13:04

    Por favor, alguém possui alguma noticia sobre o EFD SOCIAL?

  4. Reply Joana ago 19,2011 14:32

    Olá, Elias.

    Ainda não temos mais notícias além das postadas neste tópico. No site da Fazenda, por exemplo, a mensagem é “O projeto está em fase de estudos na Receita Federal e nos demais entes públicos interessados, tendo como objetivo abranger a escrituração da folha de pagamento e, em uma segunda fase, o Livro Registro de Empregados.”. Portanto não temos ainda nenhuma informação mais concreta.

    (Segue link pesquisado: http://www1.receita.fazenda.gov.br/outros-projetos/efd-social.htm).

    Agradecemos pela visita ao nosso Blog. Continue consultando-o com frequência, pois qualquer novidade que tivermos a respeito, vamos postando por aqui.

    Equipe QuartaRH

  5. Reply Sabrina Costa abr 10,2012 15:59

    Atualmente temos o bloco P da EFD Contribuições, EFD Social, atualmente com abrangência reduzida (Conf. Lei 12.546/2011 Arts. 7o. e 8o.). É possível afirmar que a EFD Folha será um complemento dessa Social, com abrangência maior e totalização das informações de folha de pagamento?

    Grata,

Leave a Reply