Conectividade Social – Certificação Digital ICP-Brasil 8

Fonte: Sistema Conectividade Social em Mensagens Institucionais | Conectividade Social – ICP – Em 15/04/2011 às 12:09 hs.

Senhor Usuário do Conectividade Social,

Em breve o Conectividade Social terá uma série de mudanças que tornarão o relacionamento com a CAIXA e o FGTS muito mais prático e seguro.

A partir de 02 de maio de 2011, o canal deixa de utilizar a certificação em disquete e passa a utilizar a certificação digital ICP-Brasil, que pode ser obtida em qualquer das Autoridades Certificadoras credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. Visite o sítio do ITI na internet para conhecer quais são elas (www.iti.gov.br).

O acesso ao novo Conectividade Social ICP será 100% web, por meio do endereço https://conectividade.caixa.gov.br e o novo canal conterá todas as funcionalidades do FGTS disponíveis atualmente no aplicativo cliente do Conectividade Social (CNS) e no aplicativo “Conexão Segura”. Por meio de um único ambiente será possível enviar arquivos SEFIP e GRRF, solicitar e receber relatórios, retificar cadastro e comunicar movimentação do empregado, dentre outros serviços.

O uso do SEFIP não teve alteração. No caso da GRRF, uma versão específica para geração do arquivo a ser enviado pelo Conectividade Social ICP já está disponível na área de download do sítio da CAIXA na Internet (www.caixa.gov.br).

A procuração eletrônica também foi redesenhada. Agora é possível que o empregador ou escritório de contabilidade conceda procurações eletrônicas aos seus próprios empregados, para que realizem as operações no canal com utilização de seus próprios certificados de Pessoa Física, em nome do concessor dos direitos. Isto reforça a segurança e facilita o acompanhamento do empregador.

Nos próximos dias a CAIXA divulgará oficialmente as regras e prazos de transição para o novo canal. Antecipe-se e conheça em primeira mão, a partir do próximo dia 02 de maio, todas as novidades que o Conectividade Social ICP trouxe para você. Obtenha seu certificado ICP-Brasil, caso não detenha, e venha para o novo canal.

Para ter mais detalhes sobre o novo Conectividade Social ICP e aprender como utilizá-lo, acesse o sítio da CAIXA na Internet, opção FGTS, “O que é Conectividade Social”, “Conectividade Social ICP” e leia o “Guia de Orientações ao Usuário”.


8 thoughts on “Conectividade Social – Certificação Digital ICP-Brasil

  1. Reply Maria do Carmo Castro Maio 10,2011 9:05

    Gostaria de saber qual Certificado será melhor, o A1 ou o A3, para nossa empresa.

    Obrigado

  2. Reply Joana Maio 11,2011 10:19

    Olá, Maria do Carmo.

    Só podemos responder pelos sistemas desenvolvidos pela nossa empresa. Para detalhes mais específicos sobre o novo certificado, o ideal é que você entre em contato com a própria CEF. Clique aqui para verificar os telefones de contato.

  3. Reply LUZIA jul 7,2011 16:10

    QUANDO A NOVA VERSO DA CONECTIVIDADE ESTARA DISPONIVEL PARA BAIXAR O ARQUIVO

  4. Reply Rose Cristine jul 8,2011 9:39

    Olá Luzia.

    De acordo com a CEF, para acessar o novo canal, é necessário possuir um certificado digital no padrão ICP-Brasil, que pode ser emitido em qualquer Autoridade Certificadora.

    Então, acesse o link Conectividade Social ICP na coluna “Serviços On-line”, no canto superior direito desta página, com o certificado digital ICP já inserido em seu computador e, quando solicitado, informe a senha.

    Sugiro que você consulte no site da CEF, a opção Empresas | Conectividade Social ICP e também o Guia de Orientações ao Usuário.

    Para verificar os documentos para o Conectividade Social ICP que estão disponíveis para download, acesse: http://www.caixa.gov.br/fgts/pj_conec_icp_downl1.asp

    Desde já agradecemos pela sua visita.

    Equipe QuartaRH

  5. Reply Renato Paiva set 9,2011 6:59

    Bom dia. Como faço para comunicar a movimentação de um trabalhador, utilizando o certificado ICP-Brasil? Tem um novo aplicativo ou e atraves da caixa postal?

  6. Reply Rose Cristine set 9,2011 10:32

    Olá Renato, bom dia.

    De acordo com o Guia de Orientações ao Usuário do Conectividade Social ICP, as funcionalidades do Menu Empregador são as mesmas já disponíveis no Conectividade Social.

    Portanto, basta acessar o Conectividade Social ICP, selecionar a opção Empregador e na tela de Serviços ao Empregador selecionar o que deseja fazer: Comunicar Movimentação do Trabalhador.

    Consulte o item 2.5 Empregador na página 54 deste manual.

    Confirme essas informações junto ao help desk da CEF (Fone: 0800 726-0104).

    Desde já agradecemos pela sua visita.

    Equipe QuartaRH

  7. Reply Thamiris abr 8,2012 18:42

    Boa Noite!!!Ja fiz todos os passos da movimentação do empregado na hora de confirmar aparece a msg de erro >> (11022) Não foi possível a movimentação com o componente empregador… Como resolvo isso??

  8. Reply Edmar Maio 23,2012 14:15

    Olá Thamiris,

    Infelizmente não poderemos lhe ajudar nessa situação específica.

    Por favor, efetue contato com os canais de atendimento tecnológico da CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

    um abraço,
    Edmar Crepaldi

Leave a Reply