Atenção aos e-mails de currículos (nova praga virtual)

ransomware_000Uma nova praga virtual denominada Petya, talvez uma das mais perigosas dos últimos anos, tem circulado pela rede. A forma como essa praga age pode ser comparada a um sequestro: ela rouba todas as informações do computador e depois pede um resgate para devolve-las.

Explicando melhor, as informações não saem do computador atacado, entretanto, a praga criptografa todos os arquivos do computador, de forma que eles não possam mais ser acessados, e depois disso ela pede que seja pago um resgate para que uma chave especial seja disponibilizada, para restaurar os arquivos criptografados. Fazendo uma analogia ao mundo real, seria como se alguém trancasse o seu arquivo de metal com um cadeado e te cobrasse uma quantia em dinheiro para te entregar a chave.

A praga normalmente chega até a vítima disfarçada em um e-mail para candidatura de trabalho. O e-mail parece uma mensagem normal de um aparente candidato a emprego legítimo, contendo um link do Dropbox para baixar o currículo desse suposto candidato. Entretanto, o link não baixa um currículo, e sim um arquivo com extensão .EXE, um programa executável que contém a praga Petya. Ao clicar nesse arquivo, ele é executado e o computador será infectado.

Como sempre dizemos, a melhor maneira de garantir que seus dados estejam sempre protegidos é fazendo backups externos (pen drive, HD externo, CD, DVD e qualquer outra mídia), de preferência diariamente.

Fontes:
Petya ransomware eats your hard drives,https://blog.kaspersky.com/petya-ransomware/11715/, acessado em 01/04/2016
Ransomware Petya! Atenção aos e-mails com um Curriculum Vitae,http://pplware.sapo.pt/…/novo-ransomware-petya-ateno-aos-e…/, acessado em 01/04/2016

Leave a Reply